quinta-feira, 9 de abril de 2009

Vivência do estágio supervisionado III - Hamilton Jesus da Silva

O estágio supervisionado é um das disciplinas da grade curricular do curso de historia que possibilita uma ação pedagógica diferenciada, por ser uma atuação em espaço não formal. Este estágio III foi realizado nesse espaço que parece ser impossível, mas ao longo do semestre deu para perceber que todo lugar da para realizar uma pratica educativa e lúdica. Desde que existam pessoas dispostas a cooperar com a atuação dos estagiários. Também foi possível sentir as possibilidades diversas de trabalhos diversificadas, com temáticas diferentes de acordo com a realidade desses espaços, ainda foi possível refletir sobre o nosso papel enquanto futuros historiadores e educadores, agente modificadores de uma geração.
Quanto à vivência e soma de conhecimentos foi inúmeros, pensar que a cultura de um lugar depende da memória para sobreviver e também da sua pratica diária, senão períodos próprios das festas de reis. O trabalho com o tema memória e cultura foi ótimo, possibilitou a comunidade a repensar nas suas festas e tentar trazer novamente essas festas a ser realizada e não ser esquecida. A possibilidade de os jovens levarem essas culturas para as futuras gerações são reais, pois eles participam alguns dos componentes do grupo de reis aprenderam com os pais.
Ao olhar nos olhos de alguns e vê a chama viva, com vontade de prosseguir lutando pela sobrevivência de uma cultura já querendo morrer e pela vontade de está proporcionando alegria em seus companheiros de jornada. tendo mais uma oportunidade de estarem juntos para sambar e cantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário