sábado, 11 de abril de 2009

"28 mil professores na Paraiba são tapa-buraco"

"A pouca procura por cursos de licenciatura nos vestibulares tem gerado a carência de professores qualificados na educação básica, em todos os municípios paraibanos. Segundo os últimos dados do Sistema de Estatísticas Educacionais do Ministério da Educação (MEC), 28 mil postos de trabalho (47% do total), nas redes pública e particular de ensino da Paraíba, são ocupados por professores que não têm a formação adequada para ensinar (licenciatura). Mesmo assim, eles lecionam em turmas de 5ª a 8ª séries e no Ensino Médio e acabam atuando como “tapa-buraco” e assumindo a responsabilidade de ensinar conteúdos que, muitas vezes, não conhecem e não dominam.
Os dados mostram, ainda, que 3,7 mil vagas são ocupadas por profissionais que não têm nem mesmo a graduação e 25 por quem só tem o Ensino Fundamental, sendo que em quatro postos de trabalho, os professores atuam no Ensino Médio e “ensinam” alunos que têm um grau de escolaridade maior que o deles.
A carência de profissionais capacitados é considerada alarmante pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e tende a se agravar, pois somente na rede estadual de ensino da Paraíba, 3 mil educadores do quadro efetivo já atingiram a idade de se aposentar. O CNE e a Associação dos Professores de Licenciatura Plena (APLP/PB) alertam para a ameaça de um “apagão” na educação, caso medidas emergenciais e estruturais não sejam tomadas."

Matéria completa no site: http://www.agencia.ufpb.br/ver.php?pk_noticia=3679

Nenhum comentário:

Postar um comentário