quinta-feira, 9 de abril de 2009

História e Cidadania

No texto, História e Cidadania: por que ensinar história hoje?, de Marcelo Souza Magalhães, o autor vem demonstrando como a disciplina História vem sendo ministrada no Brasil ao longo dos anos. Para tanto, o autor faz uma abordagem histórica, destacando as principais disputas ocorridas em torno do que ensinar, desde a metade do século XIX, com a criação do Colégio Pedro II em 1837 a contemporaneidade.
As pesquisas e os estudos em torno do Ensino de História no nosso país têm revelado que a idéia sobre o que ensinar está inextricavelmente associado ao projeto de cidadão que pretendemos formar. Nesse sentido, cada tempo, cada época, cria, ou seja, forja um modelo de cidadão. Se nos reportarmos a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) em 1838, perceberemos que o objetivo deste, era criar uma identidade nacional homogênea. A intenção era entender o Brasil a partir dos fatos e feitos dos grandes heróis. Desse modo, era dever da disciplina História propagar esses pensamentos, compreendendo que a construção da nação, o futuro do país, dependia das memórias que seriam lembradas.
A supervalorização desses personagens ilustres desmoronou-se a partir das décadas de 1920 e 1930 através da Escola dos Annales. A Nova História colocou em xeque esse reconhecimento exacerbado dos fatos e feitos desses homens, e passou a ter novas abordagens, objetos e problemas. Nessa perspectiva, esse novo olhar atingiu as práticas de ensino dos professores em História, haja vista que, questionava-se a valorização dos acontecimentos e do político. Segundo Magalhães, esse fator promoveu uma avaliação pedagógica no método de ensino, já que, a memorização excessiva, por exemplo, contribuía com um ensino positivista.
Nos anos subseqüentes, veio os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que também traz em seu discurso a importância do significado do ser cidadão e da cidadania nas aulas de história. Para os PCNs, a questão da cidadania parte do pressuposto que a função da História é formar cidadãos críticos, para que possam atuar na sociedade. Nesse contexto, este age como o mecanismo de contribuir com o papel do educador. E de fato o é, pois este promove discussões e novas perspectivas na postura do professor, implicando nas suas ações na sala de aula.
Portanto, nesse texto, creio que a intenção do autor é desvelar a importância do ensino da história. Entendendo que a palavra cidadania precisa ser compreendida em seu contexto, digo, em seu tempo. Para saber, a maneira como atuar na sala de aula. Afinal de contas, ao longo da história, percebemos as formas e os contornos que ela teve. Sendo assim, saber ensinar História hoje é perceber como as abordagens sempre estão se reinventando.
Alana Nery Moreira

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