domingo, 5 de abril de 2009

Experiências, Estágio III.

É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

Paulo Freire

Partindo da afirmação de Paulo Freire, gostaria de deixar aqui um pedacinho de minha experiência com o estágio, onde buscamos relacionar teoria e prática afim de que o trabalho fluísse.

Bem, o meu estágio foi realizado com os alunos da Casa Esperança da cidade de Itaberaba. O Noso projeto, digo nosso por conta do grupo, visava trabalhar com uma oficina de reciclagem, onde os estudantes aprenderiam sobre o meio ambiente e reciclagem e posteriormente, praticariam a reciclagem.

O projeto aconteceu da melhor maneira possível, muito me emocionou o empenho das responsáveis pela casa, que estiveram a todo o momento dispostas a nos ajudar e contribuíram bastante para o andamento do projeto.

Acredito que tanto para mim quanto para as minhas colegas de grupo, o trabalho naquele local nos fez pessoas melhores. Trabalhar em um abiente totalmente disprovido de infra-estrura foi um desafio! Transformar com cartazes, papéis e outros artifícios uma cozinha apertada em uma sala de aula foi algo que talvez nunca imaginásemos fazer. Pois é, foi em meio a esses desencontros que ocorreu o nosso estágio. Muitas vezes estudamos autores que tratam da educação e lemos sobre a precariedade do ensino e a necessidade de o professor ser um inovador, nesse estágio, tivemos mesmo que inovar!

Com relação às crianças que conviveram conosco durante esse período, devo dizer que aprendí a ter um carinho especial por cada uma, lidar com cada personalidade, sorrir das coisas engraçadas... educar com amor aquelas crianças que tanto necessitam da nossa atenção.

Nos divertimos diariamente com as produções, com as músicas que ouvíamos durante o período, quebramos paradigmas, superamos preconceitos... tudo isso vivenciamos em apenas alguns dias!

Levo comigo lembranças e aprendizados, a satisfação de perceber a alegria no rosto daquelas crianças pela ativiade realizada.


Gilda Lima dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário