sábado, 11 de abril de 2009

Experiência do Estágio Supervisionado III

Ana Bela O. Pereira Lima

Minha experiência da disciplina do Estágio Supervisionado III, lecionado pelo professor Sidney, proposto no espaço informal, com a equipe formada por Clésia, Rudival, Marcos e eu Ana Bela. Foi muito importante para minha formação em licenciatura em história.

Apesar da falta de organização por parte da acadêmica UNEB – Campus XIII, posso avaliar essa experiência como boa.

Iniciamos o Estágio na Praça do Rosário, com o projeto Memórias de uma Vida, entrevistando os antigos moradores que ainda residem neste local. O Objetivo do projeto era resgatar a memória desses idosos na juventude fazendo comparações com o modo de vida.

Com os idosos entrevistados pode aprender mais sobre a história da minha cidade Itaberaba a qual tanto gosto e perceber que há muitas questões para ser investigada e explorada. Exemplo a forte influência que a Igreja Nossa Senhora do Rosário teve na formação da cidade e, sobretudo exercia na juventude daquela época e que ao longo do tempo perdeu suas forças afastando-os da vida religiosa.

Portanto a cada entrevista era um novo aprendizado. Aprendi na prática como a memória e oralidade são importantes para o pesquisador, valorizar mais a história de Itaberaba e analisar em que contexto social a cidade se encontra hoje, nos aspectos políticas, cultural e econômico etc.

E sentir um pouco na pele como é difícil a profissão de historiador. Essas questões citadas acima são as partes importantes e boas da experiência do meu Estagio.

Concluímos o Estagio com apresentação do documentário no Espaço Zumbi dos Palmares com a presença dos idosos e da comunidade. Com a missão cumprida tive uma sensação de que pode deixar minha pequena colaboração para a comunidade com o documentário, outras pessoas possam utilizar para elaborarem outros trabalhos.

Enfim essa experiência foi uma troca de aprendizado dos idosos para mim e de mim para os idosos (recíproco).

Bibliografia:

KARNAL,Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas (org). São Paulo: Contexto, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário