terça-feira, 7 de abril de 2009

Comentário de texto por Hamilton Jesus da Silva

HISTÓRIA E CIDADANIA

Por que ensinar história hoje?

A história é uma das disciplinas mais importante que já estudei, pois ela proporciona uma visão amplas das diversas questões vivenciadas pelo ser humano. O texto de Marcelo de Souza Magalhães traz uma breve narrativa do processo histórico sofrida pela disciplina de história, desde a França até os demais países a exemplo o Brasil.

Na França a disciplina de História era vista com algo a ser celebrado civicamente e alimentava o discurso da democracia republicana, outro fator importante mencionado por Marcelo é a história como sendo a construtora de uma ideologia ou fortalecimento de um pensamento da expansão colonial da França e o seu crescimento civilizador pelo mundo. A história era usada para propagar essas idéias francesas pelo mundo.

Mas no Brasil a disciplina de história só veio a ser considerada como disciplina escolar na metade do século XIX, onde o Estado Nacional afirmou as suas bases, mas realmente a História do Brasil como disciplina distinta da história das civilizações só veio a ser firmada em 1895.

O Brasil ampliou a sua visão de história enquanto disciplina, e tinha a função de promover a unidade da nação, ter marcos que possibilitasse pensar numa história que passou e no presente, ou seja, o processo histórico que estava sendo construído dependia em se mesmo das pessoas que atuavam no presente. Com a criação do IHGB, varias coisas varam mudadas como a valorização da cultura nacional e a conduzir o país ao progresso.

As questões que envolvem a cidadania são fundamentais, onde Marcelo cita os PCNs que trata de formação dos alunos frente a um mundo de desigualdade social, onde esse aluno precisa está apto a compreender essa relação entre o mundo e a história. O ensino de história proporciona aos indivíduos refletir a sua ação, sendo que esse cidadão enquanto estudante precisa atender as seguintes expectativas educacionais dentro dos padrões estabelecidos pelos PCNs.

O professor sendo um formador de opiniões deve orientar a sua clientela, a ser critico ou ter uma formação que enquadrada nessas bases, mas que isso não venha ser considerado como uma fórmula pronta e acabada, mas que ocorra uma flexibilidade. Então ensinar história precisa favorecer ao estudante como cidadão, uma formação que possibilite atitude critica diante da realidade.

(...) a escola deve ser local da aprendizagem de que as regras do espaço público democrático garantem a igualdade, do ponto de vista da cidadania, e ao mesmo tempo a diversidade, como direito. (MAGALHÃES, p.180).

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