quinta-feira, 9 de abril de 2009

“Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei...”
Almir Sater e Renato Teixeira


AS LÁGRIMAS E OS RISOS...

A vida é mesmo engraçada... As pessoas entram e saem das nossas vidas estigmatizando profundamente. Sinceramente, até hoje não compreendo o porquê estou ao lado de alguém, e no meu singelo dormir a meia noite, percebo que não vejo as faces que costuma olhar hodiernamente, e que me trazia tanta alegria. Dizem que é a ordem da vida... Dizem, que é a viagem que somos obrigados a passar. Simplesmente, dizem... Mas, nunca compreendi! Acredito que “retirar” as pessoas que atravessam nossos caminhos, mesmo que por pouco tempo, seja uma injustiça. Deveríamos criar uma fórmula para dar aqueles que conquistaram nossos corações, para que permanecessem em nossas vidas, eternamente. Afinal de contas, é tão bom saber que no final do dia teremos aqueles olhos para contemplar.
Mas a vida sempre nos leva para caminhos opostos... E me levou para longe dos meus idosos do Projeto Conviver. Mas, eu gostaria que eles soubessem que adorei passar as tardes ouvindo aquelas histórias impressas em suas faces. Adorei “gastar” todo meu tempo escutando e trocando experiências de vida. As lágrimas e os risos me ensinaram que a sabedoria não está somente em uma sala de aula, no conhecimento científico. Mas está também nas memórias daqueles que sabiamente souberam resistir à queda, as dificuldades, aos problemas, enfim... As rugas são sinais de respeito! É o sinal que o tempo passou e registrou nas mãos e nas faces uma das mais lindas expressões: histórias.
Histórias essas contadas através de gestos, olhares, lágrimas, sorrisos, palavras, etc. Ouvir a cada um destes idosos me ensinou que a vida é uma bela magia. É o descobrir que cada manhã brilha, por mais escuro, sombrio, que pareça. É a possibilidade de saber valsar mesmo quando parece impossível. É acreditar que os sonhos não morrem e tampouco se perdem com o tempo... Simplesmente, é saber que depois dos destroços, das ruínas, há sempre um recomeçar. E o que eu preciso somente, é estampar no meu largo sorriso, a certeza que não sou uma folha de papel em branco. Permitindo ser feliz sempre...
Portanto, a todos os membros do Projeto Conviver, o meu muito obrigada. Pois nas minhas lembranças, na minha história, jamais esquecerei vocês.

Alana Nery Moreira

2 comentários:

  1. Muito bem Alana, gostei do seu comentário penso o mesmo que você, as pessoas marcam as nossas vidas nos deixam saudades, bem como lembranças de aprendizagem, quando juntos interagimos e passamos a expor fatos, idéias e momentos da vida que parecia ser uma barreira in transponivel e conseguimos superá-los. Assim são as pessoas, gente como a gente, que não conseguem viver isolada
    Continui pensando assim. Rudival

    ResponderExcluir
  2. Muito bem moça, jogou duro! Parabéns pela emotividade e sinceridade expressa em suas palavras.
    Tati Mendes

    ResponderExcluir