domingo, 5 de abril de 2009

Comentário de texto por Cátia Gomes

História e cidadania: por que ensinar história hoje?

De acordo com o texto, entre os séculos XVII e XIX, a história passou a ser uma matéria ensinada na França, inicialmente contribuiu para a construção de imagem de um país Hexágono, e depois fez pensar sobre a questão da expansão colonial. Já no Brasil a história passou a ser uma disciplina na metade do século XIX, a qual foi dividida entre história sagrada e profana. E em 1838, o IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) surge com os objetivos de identificar a origem do Brasil e de inserir o país em uma perspectiva de progresso. A revista Annales d’Histoire Économique et Sociale, criticava a história que estava muito preocupada com os acontecimentos e na política, tendo como fortes discussões grandes homens e guerras. Assim, as décadas de 20 e 30, no Brasil, a Nova Escola surge avaliando algumas posturas no ensino de história como: a importância dada ao passado, crítica ao ensino da história política relacionada ao nacionalismo e militarismo e a memorização excessiva.
As propostas curriculares formuladas na França influenciaram o currículo de história no Brasil e assim como alguns franceses, setores da imprensa e acadêmico atacam a nova proposta curricular da disciplina história. De acordo com Marcelo de Souza, em 1990 a proposta curricular de história no Brasil trazia a preocupação com a formação do cidadão e contribuir para a construção da identidade. Percebendo que a questão da cidadania está presente na história desde que esta se tornou disciplina os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) começou a trazer a considerações sobre os conceitos de cidadania. De forma ambígua cidadania é vista nos PCNs como algo de ampliações dos direitos e por outro lado ela está ligado a questão cultural, no sentido do elogio à diferença.
Contudo, com o texto pode-se perceber que o autor busca trazer um histórico sobre o surgimento da história como disciplina a ser ensinada, expondo as modificações das propostas curriculares na França e no Brasil e traz ainda o conceito de cidadania discutida pelos PCNs, destacando as mudanças e interpretações sobre a mesma.

Referência bibliográfica
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

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