quinta-feira, 9 de abril de 2009

Um ensino transversal? Ou interdisciplinar?


O conceito de transversalidade na educação é facilmente confundido com a interdisciplinaridade, mas existem diferenças palpáveis entre elas, por isso é necessário conhecemos o esqueleto do conceito depois disto ficaram expressas suas particularidades. A forma como os conteúdos são escolhidos e abordados em sala de aula é o grande foco deste debate, pois nos reportamos ainda no século XIII ao modelo tradicional, mas a experiência tem mostrado a necessidade de mudanças para que o processo de ensino e aprendizagem acompanhe o desenvolvimento tecnológico e cultural, o modelo quadrado de distribuição e escolha "daquilo" que vai ser ensinado não cabe mais na atual conjuntura em que o conhecimento é construído em cliks e divulgado também com um clik, a sensação que temos é que tudo está acelerado, os seres humanos com suas diferenças e anseios estão desenvolvendo cada vez mais suas particularidades, construções sociais de séculos ou milênios estão sendo desconstruídas em décadas; o ensino transversal é a possibilidade de inserir no contexto das disciplinas discussões abrindo assim um leque de possibilidades. Não apenas “juntar matérias afins” (interdisciplinaridade), mas promover um conhecimento amplo, afinal de contas se na escola a disciplinas aparecem de forma separada como querem que se juntem na cabeça dos alunos? Como se não tivessem nada a ver uma com a outra?

Os temas transversais que nasceram desta proposta revelam a urgência que a sociedade brasileira tem em tratar alguns assuntos dentro da sala de aula, sendo eles:

ÉTICA

MEIO AMBIENTE

PLURALIDADE CULTURAL

TRABALHO E CONSUMO

SAÚDE

EDUCAÇÃO SEXUAL



Marcos Silva

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