terça-feira, 7 de abril de 2009

comentário do texto"O professor e suas representações"

O texto “O professor e suas representação” nos traz questões pertinentes sobre o trabalho destes e os desafios que os mesmos enfrentam. Aborda a questão das relações sociais apontando suas diversas áreas de atuação e demonstrando como essas se desenrolam. Corroborando da seguinte afirmação:

“(...) É através das trocas interpessoais, em particular através da fala, da linguagem, que vai se dando a sua construção. (...)” Moysés, p.46 (1995)

Nesse sentido ainda demonstra através de Moscovici a importância das relações do sujeito com a meio ambiente na construção das relações sociais. Segundo a autora a relação social é uma produção, pois estamos sempre adquirindo novos conhecimentos, modificando-o diariamente. Quanto maior o conhecimento de uma realidade, mais coerentes serão as relações sociais elaboradas sobre ela.

E o professor? Onde ele aparece nessa construção? O professor conta com algo a mais nesse processo, pois interage também com os conhecimentos científicos que lhe foram transmitidos durante sua formação, dando origem às representações sociais do sujeito.

A questão da coerência nas relações sociais é algo de bastante importância, pois estão envolvidos processos psíquicos que visam manter a estrutura cognitiva.

Um bom professor é visto como aquele que consegue mediar relações interpessoais positivas, levando seus alunos a interagirem com os conhecimentos na busca da produção e não reprodução de novas idéias.


Gilda Lima dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário