quarta-feira, 25 de março de 2009

Comissão do Senado aprova projeto que obriga aluno a informar raça e cor

Deu no g1.globo.com:
Comissão do Senado aprova projeto que obriga aluno a informar raça e cor...Proposta ainda precisa passar pelo plenário do Senado.Relator diz que idéia é adequar o setor aos critérios do IBGE.
Como o país é democrático, sentimos no direito, mas não na "obrigação", de opinar. Vejamos:
Isto vai dar muito o que falar... E você, o que pensa? Voltaremos ao antigo debate sobre raça do início do século XX, em um país miscigenado, multicolor? Afinal qual é a sua raça e sua cor, mesmo?
Por que o mesmo Senado não obriga alunos(as) a informar a renda familiar, a situação de risco, se na escola que estuda tem ou não tem livros, bibliotecas, computador com Internet, boa dependência?Afinal o que sabemos, iniciativa desse tipo não é comum em nossas escolas. Sequer existe lei, onde se possa traçar o perfil da escola a partir dos alunos e alunas, e não da perspectiva dos(as) diretores(as) ou professores(as)!
Ora senadores, "obrigar"! Onde está o sentido disto? Somos obrigados a tanta coisa e mais uma destas.Por que não se criam uma lei para transformar as fortunas gastas com um único parlamentar em condição de vida digna para os(as) alunos (as) carentes? ...Afinal, o povo merece e isto sim deveria ser obrigação.Leis deste tipo (informar raça e cor) deve ser nas melhores das hipóteses, tema para debates populares, e não propostas de fundo de gabinete. Deixamos as pessoas de fato engajadas na luta por uma democracia racial opinar, discutir, teorizar, pois o tema é de fato controvertido. E o nosso Senado , nos últimos tempos, o que tem feito, e sempre, é errar...Errar demasiadamente, como autorizar gastos na ordem de alguns milhões de reais, do contribuinte, para pagar horas-extras dos funcionários da Casa em pleno recesso - mês de janeiro.
Será este "obrigar" da Comissão do Senado mais uma malandragem para desviar a opinião pública? Quem sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário