sábado, 26 de setembro de 2009

A ROMA ANTIGA É AQUI!




Destruíram parte do Mercado Velho da nossa cidade. O ato foi feito nesta sexta-feira (25/09) à noite, um ato perverso e mesquinho. Ignóbil para ser sincero. O senado romano em época de crise ou de ameaça ao Império, às escondidas, à noite, consagrava um general, com poderes ditatoriais. Afinal era um ato covarde, retirar do povo o poder e atribuir a um único homem, isto não podia ser feito nas luzes do dia sob os olhares dos plebeus e patrícios.
Em Itaberaba não se chega a tanto, mas bem que está próximo. Moradores se sentiram indignados com a derrubada da parede do Mercado Velho, voltada para a agência da Caixa Econômica, transformando o espaço numa “grande garagem” a céu aberto. O que se sabe é que a prefeitura quer resolver o problema de espaço para estacionamento de veículos no centro da cidade, transformando o prédio - um patrimônio material - em uma reles garagem. Vergonhoso para nós itaberabense que estamos vendo paulatinamente a nossa memória, a nossa história descer ralo abaixo. Enquanto os visitantes buscam Lençóis, Andaraí, Mucugê, e outras cidades pelo seu patrimônio, nós da nossa parte tratamos de destruir o pouco do que nos resta.
Destruímos a Praça do Rosário, refiro-me a nós porque nos calamos e aceitamos!, construindo ali casas modernas que em nada se parecem com os antigos casarões; a feira da Praça do Coqueiro foi retirada do local para dar lugar “a nada”, a apenas um quadrado vazio; nossos clubes deixaram de existir, seja o Clube Social, espaço das festas populares, da memória do povo itaberabense, agora apenas um amontoado de escombros, e com ele, mais tarde, se foi o famoso Clube Cajazeiras, rival do primeiro. A praça J.J Seabra perdeu a sua beleza e charme quando o coreto foi derrubado, demonstrando neste ato mais uma das ações anti - populares dos governos que se instalaram na prefeitura.
Lanço agora o questionamento: qual será a resposta da Câmara Municipal, do Conselho Municipal de Cultura, das Universidades, em especial dos estudantes de História, da sociedade organizada diante de uma ação desastrosa como esta?Se hoje eles derrubam parte da história, o Mercado Velho, amanhã avançarão contra as nossas casas, a nossa própria história, e de forma vil destruirão as nossas recordações. Não sou contra o novo, sou contra a destruição da memória, e do resto que ainda persiste sabendo que passado e presente podem conviver harmoniosamente.
Por que não remodelam o local respeitando suas formas e transformando o Antigo Mercado em um espaço cultural, onde artistas da terra poderiam ali se expressar nos finais de semana ou no seu decorrer, garantindo a nós e turistas mais um espaço para se registrar e conhecer a nossa cultura. Para eles isto é difícil! Afinal Itaberaba (para eles) não é a sua referência de cultura, talvez os grandes centros... Demagogos!Mais cem dias assim e veremos o que mais?
Fica a lição: políticos itaberabense com seus poderes ilimitados não são diferentes dos daqueles da Roma Antiga. São perversos e não têm limites!
Imagem: WEB
Por João

Nenhum comentário:

Postar um comentário